quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

O Vapor regressou à Linha do Vouga

No dia 29 de novembro de 2019 um comboio a vapor movido a carvão voltou a apitar entre Sernada do Vouga e Aveiro. A locomotiva CP E214 (a única de via estreita em funcionamento) encarregou-se de trazer o passado de volta aos dias de hoje.

Fabricada em Kassel, na Alemanha, pela Henschel & Sohn com o n.º 19877, chegou a Portugal no ano de 1923 tendo estado ao serviço, maioritariamente, nas Linhas do Corgo e do Sabor.

As cores, os sons, mas sobretudo o cheiro irá fazer com que muitos que viveram esses tempos voltem a recordar e, aqueles nunca viveram tenham uma experiência para não mais esquecer.

Inscrição na placa fixada na lateral "Esta locomotiva MD464 - CP E214 foi recuperada com a comparticipação de um Fundo criado em memória e honra de Alan Kendrick Tyrer, C.B.E. 1918-1996"

Parabéns a todos aqueles que tornaram possível o regresso aos carris deste pedaço da história do caminho de ferro permitindo que esta tecnologia fique disponível aos olhos de todos, turistas, entusiastas e população em geral. Um trabalho de relojoaria que os técnicos da EMEF/CP conseguiram tornar realidade.

Vídeo da passagem deste comboio em vários locais da Linha do Vouga:
 

Em Águeda

Em Macinhata do Vouga

Em Sernada do Vouga com as oficinas ao fundo



Há poucos meses os Estados Unidos da América trouxeram à luz do dia uma das mais icónicas locomotivas a carvão do mundo a "Big Boy" UP4014 [4-8-8-4], levando atrás de si um número considerável de seguidores e entusiastas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

O Vapor regressou à Linha do Vouga